Você sabe o que significa Cyberbullying?
É uma pratica que envolve o uso de "Tecnologias de Informação e Comunicação*" para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com intenção de prejudicar outrem.
Esta semana eu assisti a um documentário falando sobre Cyberbullying e fiquei assustado com o que vi e fiquei com esse assunto na cabeça. O que leva o indíviduo, no caso crianças e adolescentes a cometer essa crueldade com colegas de escola ou da mesma comunidade? O Cyberbullyng é mais abrangente do que o Bullying porque faz vítimas fora do convívio social, pessoas cadastram-se em sites e começam a receber ameças virtualmente. No documentário que vi, uma família foi abatida pelo suicídio do filho adolescente e depois do acontecimento, o pai conectava-se com os amigos viruais do filho para descobrir por que o filho havia cometido suicídio. O que mais me intriga é como os pais nunca perceberam, nunca observaram comportamentos estranhos nesse adolescente? Será que os pais não prestam atenção em seus filhos o suficiente? Esse garoto visitou vários sites que falavam de suicídio, até ensinava a forma como ele deveria se suicidar de acordo com sua personalidade, como pode isso? O site ou seu "administrador" chegou a conhecer melhor a personalidade do filho do que seus próprios pais? Depois de muita conversa o pai conseguiu obter informações dos amigos virtuais do menino e chegou-se a conclusão de que o menino estava depressivo, sofria com o problema de Bullying, diziam que ele era um fracassado e ele suicidou-se por não aguentar a pressão.
O que leva as crianças e adolescentes a cometer verdadeiras crueldades e a torturar física e psicologicamente seus colegas? Assistir muita televisão, jogar video games violentos, sofrer violência doméstica, falta de educação e orientação por parte dos pais e educadores? Seria um problema genético? O que poderia ser?
Será que não haveria uma forma de acabar com o Cyberbullying aumentando a fiscalização na internet, obrigando que todos que façam um site, blog ou sei lá o que se cadastrem informando todos os seus dados e conforme o tipo de site não seja liberado espaço para aquele seguimento e indivíduo? Há que se pensar e estudar melhor isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado