Criado pelo jovem David Karp, em 2005, o Tumblr é uma daquelas ferramentas que vieram para aperfeiçoar a forma como se transmite informações via Web. Misturando blog, microblog, podcast e lifestream, é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores serviços de publicação já criados.
A interface simples e intuitiva é indiscutivelmente essencial para um serviço com tantas utilidades. Basta selecionar o tipo de conteúdo, escrever (ou fazer o upload) e publicar, sem a necessidade de um cuidado maior com a edição.
No Tumblr, também é possível publicar pelo aparelho celular ou e-mail. Aliás, os layouts disponíveis já são configurados para uma leitura móvel, se tornando uma ótima opção para distribuição de conteúdo para telefones com acesso à internet – especialmente se você usa um Apple iPhone.
Eu disse que não é necessário se preocupar com edição, não é? Enviando de um celular, as imagens já são publicadas redimensionadas e os vídeos hospedados em um sistema previamente escolhido – Vimeo ou YouTube. Os “audioposts” também tem a taxa de bits modificadas para exigir menos da conexão de quem ouvirá.
É exatamente por esse motivo que muitos jornalistas, mundo a fora, já estão usando o Tumblr para fazer a cobertura de eventos importantes, como o Campus Party e o Pop!Tech, devido a facilidade de utilização em celulares comuns e a rapidez em enviar o conteúdo, quase como um Twitter com mais funções.
Mas a melhor opção é a de agregar o feed de serviços como Blogger, WordPress, YouTube, Vimeo, Digg, Twitter, Del.icio.us e até um RSS comum. Os resumos de tudo o que você produz fora do Tumblr aparecerão, na forma de um lifestream pessoal, como postagens a mais na sua página.
Ah!, a URL é completamente editável, possibilitando mudar para um domínio como “meutumblr.com”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado