Astrônomos japoneses afirmam ter encontrado um novo tipo de planeta que fica sozinho no espaço, aparentemente sem orbitar em torno de qualquer estrela.
Num artigo publicado na revista ”Nature”, uma equipa de cientistas afirmou ter encontrado dez desses novos planetas que têm o tamanho de Júpiter e não estão ligados a qualquer sistema estelar. Os cientistas já suspeitavam que planetas deste tipo existissem no Universo, mas esta pode ser a primeira evidência concreta da sua presença.
Um dos autores da descoberta, o professor da Universidade de Osaka Takahiro Sumi, disse que estes planetas ditos “solitários” podem ser tão comuns como as estrelas na Via Láctea. “A sua existência já era esperada, tendo em conta a teoria da formação planetária.
O que é surpreendente é o quanto eles parecem ser comuns”, disse Sumi. Segundo os astrónomos, os planetas estão localizados numa galáxia chamada Bulge, que fica no centro da Via Láctea. Uma das hipóteses exploradas pelos cientistas é a de que os planetas possam ter sido expulsos de sistemas solares incipientes por forças gravitacionais ou colisões interplanetárias.
De acordo com convenções astronómicas, se um planeta não orbita em torno de uma estrela ou de um remanescente de estrela, não pode ser tecnicamente considerado um planeta, mesmo tendo sido formado da mesma maneira.
No entanto, a hipótese dos pesquisadores é que esses objetos tenham sido formados num disco planetário, como os planetas do nosso Sistema Solar, antes de forças gravitacionais os terem expulsado desses sistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado