18 de abril de 2011

Mudança de Estado Fisico e Influência da Pressão


Panela de Pressão
O gelo, sobre a influência da pressão de 1atm, funde-se a uma temperatura de 0 °C e a água entra em ebulição a 100 °C, mas nem sempre a pressão tem o mesmo valor. Experimentalmente é possível verificar que tanto a temperatura de fusão quanto a de ebulição sofrem pequenas variações quando a pressão varia.

Com a maioria das substâncias acontece um fato bastante curioso: quando passam do estado sólido para o líquido, ou seja, se fundem, elas aumentam de volume, ainda é possível observar que a temperatura de fusão aumenta à medida que a pressão exercida sobre ela também aumenta. O chumbo, por exemplo, se funde à temperatura de 327 °C estando sobre pressão de 1atm, mas, se submetido a uma pressão maior, sua temperatura se eleva. O mesmo ocorre quando a pressão exercida sobre ele se reduz.

A água é uma das poucas substâncias que fogem ao comportamento descrito anteriormente. Com ela acontece o contrário: o aumento de pressão provoca a diminuição da temperatura de fusão e vice-versa. Como se sabe, o gelo se funde à temperatura de 0 °C quando sobre pressão de 1 atm, contudo, se a pressão exercida sobre ele aumentar, a temperatura de fusão diminui.

Assim como acontece com os sólidos, a pressão também exerce influência sobre a temperatura de ebulição dos líquidos. O aumento da pressão exercida sobre um líquido provoca aumento na temperatura de ebulição do mesmo. Esse é um fato muito conhecido e que acontece com as panelas de pressão.
Uma massa de água contida numa panela aberta entra em ebulição à temperatura de 100 °C, pois ela está sobre a influência da pressão de 1atm, porém, se colocarmos a mesma massa dentro de uma panela de pressão, a temperatura de ebulição da água vai aumentar. Isso acontece porque os vapores que se formam não têm por onde sair, assim, pressionam toda a superfície do líquido e faz com que a pressão sobre ele se eleve. Assim sendo, a temperatura do líquido aumenta, fato esse que torna mais rápido, por exemplo, o cozimento dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...