7 de junho de 2011

Desafio Nacional Acadêmico

Olá leitores! Neste final de semana, nen eu nen o "EM PROL DA CIDADANIA" postamos pois teve o Desafio Nacional Acadêmico, e nos participamos e demoramos para acabar, cerca de 26 horas.

DNARecentemente (cerca de 1 ano) descobri uma competição muito interessante que ocorre no Brasil: o DNA (Desafio Nacional Acadêmico). Ela é de grande porte (alguns milhares de pessoas participam todo ano) e tem uma fórmula bastante estimulante, a qual irei melhor para vocês.

Essa competição consiste na formação de diversas equipes de 5 participantes (mais um professor orientador, e tarefas dadas no caso das categorias Fundamental e Médio) para a resolução de diversos enigmas.



  • Na primeira fase são dadas 4 tarefas extras para o grupo realizar (essas são opcionais, utilizadas somente em caso de desempate, contudo é de fundamental importância para quem deseja vencer).
  • A segunda fase é composta de 110 enigmas em 11 etapas diferentes, os quais abordam temas diversos, sendo eles: idiomas, raciocínio lógico, música, esportes, curiosidades, atualidades, meio ambiente, tecnologia, surpresa e outras duas na qual não me lembro no momento.
  • Na terceira fase só participam aqueles que fizeram mais enigmas do que a média nacional, sendo a fase final. Nela haverá apenas 1 enigma para ser resolvido durante um dia inteiro, sendo facilitado de acordo com as pistas ganhas (para ganhar uma pista é necessário resolver pelo menos 4 enigmas da etapa correspondente da segunda fase).

O desafio é baseado na pesquisa de seus participantes, pois pode-se pesquisar à vontade para desvendar cada enigma, tendo poucas restrições, como: não pode comunicar-se diretamente com outra equipe; não pode perguntar nada relacionado em sites de relacionamento ou qualquer outro meio aberto da internet – Yahoo! Respostas, Twitter, etc. Portanto, além de um bom conhecimento de mundo, os participantes precisam saber bons métodos de pesquisa, assim como persistência, força de vontade e bastante inteligência! =D

Um ponto não muito agradável do DNA, o que o coloca atrás das demais competições existentes, é que precisa-se do pagamento de R$52,00 para a inscrição da equipe, levando muitos a desistir. Contudo, fale com o responsável por esse tipo de evento no colégio e veja se consegue uma ajuda da própria instituição, pois descobri que muitas escolas pagam pelo menos metade da inscrição de seus alunos, mas infelizmente meu colégio não faz parte deste seleto grupo :(.

Entretanto, para a alegria de todos, há um ótimo prêmio, além do DNA - TroféuENORME conhecimento adquirido e prestígio de ser campeão nacional: Cinco Vale compras de $1000,00 reais para cada participante, inclusive o professor, no caso do Fundamental e Médio e um trófeu (um para cada) para simbolizar sua vitória. Esse dinheiro, no entanto, não é para ser entregue em espécie, e sim para ser gasto em lojas online, como Americanas.com ou Submarino.com

Para aqueles curiosos, deem uma olhada no site do DNA e vejam mais informações. Além disso, vejam o link do Regulamento e das Inscrições. OBS: Minha equipe já está formada e se chama Unagi! Ela é composta por 5 alunos do 1º ano do Colégio Oficina (como são menores de idade não publicarei os nomes), além da nossa ex-professora de matemática para nos orientar, Claudia Moitinho.

PS: Todo dia eles divulgam um desafio sem nenhum valor para a competição, apenas para o exercício de seus participantes, dê uma olhada e veja quão interessante eles são: DNA – Desafio Diário

P.S.²: As inscrições já encerraram.

Um comentário:

Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...