4 de maio de 2011

Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol desenvolve colheitadeira

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a fabricante de máquinas agrícolas Jacto estão investindo R$ 16 milhões no desenvolvimento de um modelo de colheitadeira de cana-de-açúcar. O equipamento vai permitir aproveitamento mais completo da biomassa da planta, incluindo a palha, para finalidade energética ou utilização futura em biorrefinarias voltadas para produção de etanol de segunda geração, via rota celulósica.




O investimento é financiado pelo Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Devemos ter um protótipo até o final deste ano”, informa o diretor do CTBE, Marco Aurélio Lima. A Usina da Pedra, em Ribeirão Preto (SP) é um dos locais que servirá de campo de testes. Foram reservados 55 ha para os experimentos.



A nova máquina promete reduzir o consumo de combustível e diminuir o índice de compactação do terreno de 60% para 16%. O projeto também envolve o desenvolvimento de tecnologia para plantio direto da cana utilizando a mesma máquina.
 
Via Ministério da Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...