28 de julho de 2011

Tributo a um Idolo - Johan Cruijff


Eu não sou de jogar futebol todo dia, na verdade raramente jogo, mas gosto muito de assistir futebol, e tenho um idolo, Johan Cruijff.

Hendrik Johannes "Johan" Cruijff (Amsterdã, 25 de abril de 1947) é um treinador e ex-futebolista dos Países Baixos, apontado como o melhor futebolista neerlandês de todos os tempos. É também o atual técnico da Seleção Catalã.

Comecei a gostar de Cruijff depois de meu pai começou a me mostrar uns videos da copa de 74, na qual a Alemanha ganhou da Holanda (Paises Baixos) na final, mas durante a copa inteira, a Seleção Holandesa foi a melhor.

Considerado um jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, inspirou muitos jogadores e treinadores a partir de suas extraordinárias atuações no Ajax e, principalmente, na Seleção dos Países Baixos, durante a Copa do Mundo de 1974. As suas atuações no mundial foram suas únicas referências para grande parte das pessoas que o conhecem; antes da cobertura ao vivo dos campeonatos estrangeiros pela TV, apenas as Copas eram vistas mundialmente de maneira especial. Cruijff encantou na Copa, mesmo com exibições consideradas abaixo das que tinha nos campeonatos europeus.

Se, atualmente, há no futebol jogadores polivalentes que podem atuar sem posição fixa no campo, sem prejuízo de suas atuações individuais, muito se deve a este genial craque e não menos a seu treinador no Ajax, Barcelona e na Seleção Neerlandesa, Rinus Michels. Mesmo mais de trinta anos passados da Copa do Mundo de 1974, os Países Baixos, Michels e Cruijff sintetizam a última revolução tática na história do futebol e serão para sempre lembrados como sinônimos do chamado futebol total, o qual os jogadores de linha se sentiam à vontade ao desempenhar todas as posições.

Tem 2 videos que eu sempre que ouço falar de Cruijff me lembro que são esses abaixo:





Embora ache que Pelé jogue melhor do que ele e Cuijff falou que não chegava ao nivel de Pelé, embora muitos fãs achavam que Cruijff já tava no nivel mas era jogavam quase a mesma coisa, mas mesmo assim sou mais fã dele do que do próprio Pelé.

Visto como um pensador do futebol, costumava enfatizar a rapidez de pensamento tanto quanto a rapidez do corpo: sua característica velocidade era descrita pelo próprio como uma questão de saber a hora certa de começar a correr.Cruijff foi escolhido pelo IFFHS o maior jogador europeu do século XX, e o segundo maior do mundo, atrás somente de Pelé. Seu sobrenome é originalmente grafado, na língua neerlandesa, como "Cruijff", sendo mais popularmente escrito como "Cruyff" no exterior.

Teve uma revista, creio que a placar, que elegeu Cuijff como o 5º melhor de todas as copas atrás apenas de Pelé, Garrincha, Maradona e Ronaldo (não entendi o porque de Ronaldo está no meio mais tudo bem). A placar, tambem o elegeu como o 3º melhor jogador de todos os tempo, atrás apenas de Pelé e Maradona.

No final dos anos 1960, já demonstrava suas ideias revolucionárias. Deixou a todos no Ajax loucos não só ao impor as suas noções de táticas, como também a tomar a iniciativa de negociar seus termos salariais. As ideias ousadas de Cruijff combinaram-se com a igualmente ousada ambição de um professor de ginásticas para crianças surdas, Rinus Michels, quando eles se encontraram em 1965 no Ajax, onde Michels chegara para ser técnico. Michels planejava transformar o clube, uma equipe semiprofissional que fazia jogos pelo leste de Amsterdã, em um time internacional de ponta - o que ele e Cruijff conseguiriam em seis anos.

Não hesitava em orientar os companheiros: mesmo com a posse de bola, não parava de falar e ordenar o posicionamento dos colegas, controlando o ritmo e tática de sua equipe; tal como um maestro, conduzindo uma orquestra com constantes improvisações conforme a situação da partida; embora jogasse mais como um meia, parecia estar em todos os lugares, correndo pela ponta esquerda, caindo pelo meio, ordenando regulares trocas de posições. Frank Rijkaard, um de seus discípulos, afirmaria que Diego Maradona poderia ganhar um jogo sozinho, mas não tinha o talento de Cruijff para mudar a tática do time para vencer a partida. Individualmente, ele também inovava com seus chutes, dando impressões de que tinha quatro pernas; até então, poucos chutavam com o lado de fora do pé. Era capaz de dar "piques nos piques", acelerando jogadas já bem aceleradas, deixando os adversários para trás. Capaz de giros em pequenos espaços, chutes longos certeiros, dribles fáceis, de ser bom cabeceador e artilheiro.

Por outro lado, sua personalidade quente e que não aceitava ordens, um possível resquício da perda prematura do pai, faria Michels contratar dois terapeutas para atender o garoto. Dentro de campo, entretanto, a parceria seria um sucesso.

Cruijff teve muitos titulos entre eles:

Ajax


Campeoanto Neerlandês: 1966, 1967, 1968, 1970, 1972, 1973, 1982 e 1983.
Copa dos Países Baixos: 1967, 1970, 1971, 1972 e 1983 (jogador), 1986 e 1987 (técnico)
Copa dos Campeões da UEFA: 1971, 1972 e 1973.
Copa Intercontinental: 1972.
Supercopa Europeia: 1972 e 1973.
Recopa Europeia: 1987 (treinador).

Barcelona

Campeonato Espanhol: 1974 (jogador), 1991, 1992, 1993 e 1994 (treinador).
Copa do Rei: 1978 (jogador) e 1990 (treinador)
Copa dos Campeões da UEFA: 1992 (treinador)
Recopa Europeia: 1989 (treinador).

Feyenoord

Campeonato Neerlandês: 1984.
Copa dos Países Baixos: 1984.

E também tem alguns titulos individuais, creio que não sejam todos os que eu postarei abaixo:

FIFA 100: 2004
All-Star Team da Copa do Mundo da FIFA: 1974
Ballon d'Or: 1971,1973,1974
Melhor Jogador Estrangeiro de La Liga: 1977,1978

Mas Cruijff, não era só conhecido pelo mundo da bola, tambem era conhecido como um bom filosofo sobre futebol, durante a sua carreira, Cruijff também se tornou um fenômeno nacional por causa dos seus comentários, alguns dos quais se destacam pelo brilho e pura lógica. A sua forma de discurso foi chamada de "Cruijffiaans", o que pode ser traduzido como "Cruijfismos", nos Países Baixos. Segue algumas frases dele:

"A Alemanha não ganhou a Copa do Mundo. Nós a perdemos".
"Futebol é um jogo de erros. Aquele que fizer o menor erro, vence" ("Voetbal is een spel van fouten. Wie de minste fouten maakt wint.")
"É preciso chutar para poder marcar". ("Je moet schieten, anders kun je niet scoren.")
"Futebol é simples, mas o mais difícil é jogar futebol simples" ("Voetballen is heel simpel, maar het moeilijkste wat er is, is simpel voetballen")
"É melhor perder usando seus próprios pontos de vista do que os dos outros" ("Je kunt beter ten onder gaan met je eigen visie dan met de visie van een ander.")
"Se a bola está com a gente, eles não conseguem marcar gols" ("Als wij de bal hebben kunnen hun niet scoren.")
"Os italianos não podem vencer-nos, mas nós certamente podemos perder para eles" ("Italianen kunnen niet van ons winnen, maar we kunnen wel van ze verliezen.")
"Toda desvantagem tem a sua vantagem" ("Elk nadeel heb z'n voordeel."
"Para ganhar, você tem de marcar um gol a mais do que o adversário" ("Om te winnen moet je 1 goal meer scoren dan je tegenstander")
"o acaso é lógico" ("Toeval is logisch.")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...